terça-feira, 18 de agosto de 2009

Unexpected Issue

Desde já quero pedir desculpas por não postar aqui à algum tempo. Realmente ter um blogue dá muito trabalho...não é chato, mas é preciso estar com alguma disposição para pôr em letras o que anda aqui a circular na minha cabeça.
Gostava que tomassem o assunto que se segue com alguma compreensão porque é algo que as pessoas costumam ver pelo lado negativo e ser muito críticas, e às vezes tornasse chato essas atitudes.

O que se passa é que consegui ganhar 2 brilhantes tendinites nos meus joelhos à custa dos meus treinos. Tão simples quanto isso, para quê desenvolver o assunto? "Não sejas parvo Miguel, o pessoal já sabe o que se passa, agora deixa-nos ir à nossa vida..." Se calhar não, porque os meus treinos podem acabar de vez a qualquer momento!

"Relatório da ressonância magnética do joelho: (...) Favorável apreciação dos ligamentos laterais e cruzados, embora com adelgação e aumento de sinal do cruzado anterior, podendo traduzir ruptura parcial. Aumento de sinal e espessamento da inserção proximal do ligamento rotuliano em relação com lesão parcial."

Numa linguagem menos formal, tenho o ligamento cruzado anterior com uma ruptura parcial, um quisto e o tendão inflamado em ambos os joelhos. Basicamente uma tendinite é uma situação em que se tem o tendão inflamado por excesso de esforço, não aquecimento, etc...

Estou parado à cerca de 4 meses, desde então já não salto, perdi a liberdade que tinha antes, perdi aquilo a que chamo de "olhar de traceur" porque já não olho para um muro e vejo um salto (vault), apenas vejo um obstáculo que sou incapaz de passar, como que se nunca tivesse treinado para tal. Falando asério, assusta-me olhar para o meu futuro no mundo do desporto e exercício físico.

Tenho vindo a fazer fisioterapia faz 1 mês. Basicamente estragou-me as férias todas, só andar estou a esforçar os meus joelhos e sinto uma dor agonizante. Mas isso não posso evitar, ficar na cama não resolve nada. Segundo a minha fisioterapeuta, no final dos tratamentos vou ficar a mais ou menos 95% dos meus joelhos, e vou puder continuar a treinar. A fisioterapia que faço é com base em continuar a treinar parkour. Mas estarei a abdicar a estoirar os joelhos de vez, daqui a 15, 20, 30 anos, se continuar a treinar!

É das piores experiências que já vivi, das piores situações em que me meti. Tendinite. Fisioterapia. Dores constantes...perdi tempo que podia passar para treinar ou estar com os meus amigos. F*dasse, tenho 15 anos, o que é que um míudo de 15 anos faz nas férias? Saídas à noite, praia, namorada, passa os dias com os amigos, dorme até às tantas, anda ai num canto a mamar droga, basicamente está livre e diverte-se à sua maneira! Grande parte das vezes evito este tipo de pensamentos negativos para mim, não sei como ainda não cheguei à depressão...
Eu estou a passar as minhas férias na fisioterapia, das 9h às 14h30, entre os idosos. Tenho que os ouvir a queixarem-se que "esse desporto é perigossíssimo, é completamente imbecil andarem a saltar prédios e a sujarem as paredes das nossas casas, a juventude de hoje em dia já não é como era antes, já não têm cabeça e partem-se todos. Não têm juízo!" Irrita este tipo de atitudes e é chato mas é nosso dever como traceurs transmitir a ideia correcta disto tudo. Então lá explico como é que é isto e aquilo e o que se passou comigo blá, blá, blá...tanto que saio da fisioterapia meio coxo, bastante aborrecido e tenho de apanhar 3 autocarros, onde está um bafo enorme, para chegar a casa e com muita sorte ainda apanho com "velhos" no autocarro, que são lentos como sei lá o quê e estão sempre a reclamar com alguma coisa.
Mas que m*rda de férias são estas? O que é que eu fui fazer? É por isto que dizem ser difícil os 15 anos? --'

Durante os meus 2 anos de treino, mentalizei-me e fui ensinado a treinar, e criei uma "paixão" tal por isso que se fico mais de 3 dias sem treinar qualquer coisa, sinto-me mal comigo mesmo e aborrecido. Treinar... é o que tenho feito depois da fisioterapia, à tarde, desde que parei com o parkour. WTF? Parado e a treinar?

O parkour e o pessoal com quem treinei ensinaram-me muita coisa, não é só saltar mais e ganhar confiança para fazer saltos... Basicamente a nossa vida é feita de treinos e obstáculos. Quero fazer uma coisa, treino para tal.
Tanto que desde que estou parado, tenho treinado bastante o físico (das ancas para cima) que já treino à algum tempo também, o pino que é algo que tenho vindo a treinar ainda quando treinava parkour e não prejudica os joelhos, as matracas (nunchakus) que é uma coisa que gosto bastante de treinar como hobbie porque está incluída na parte de combate e artes marciais pelo que admiro de certa forma, tenho feito alongamentos para ganhar alguma elasticidade, e estou a ver se entro na natação porque é bom para tudo, joelhos inclusive.
Mas principalmente aprendi a não desistir, ir até ao fim, a puxar por mim mesmo. E isto não só no parkour mas também no dia-a-dia. Muito provavelmente puxei demais por mim nos treinos para parkour e não soube ouvir o que o corpo me dizia. Raramente treino parkour, sabia que para a minha idade não ia dar bom resultado, por isso preparar-me para o parkour, treinar para parkour (ver post: http://traceur-mike.blogspot.com/2009/01/take-your-time-its-not-race.html) era o melhor a fazer, mas acabei por descobrir que também há "abusos" ao preparar-me para a disciplina em si. Costumava correr bastante, apostava muito em exercícios próprios para o físico e a técnica do parkour (monkey walk, planches, etc.), poucos saltos, muita repetição...
Até parece mal. Será cabeça a mais? Vejo tanta gente que vai acabar mal à custa dos seus treinos, só abusam, c*gam literalmente na preparação física, fazem as coisas sem cabeça, sem o verdadeiro treino que é preciso...e quem se prepara para o tal, e puder evoluir como deve ser, é quem se lixa! Porque quando digo que tenho tendinite, o people pensa logo que não passo de mais outro coitado que só abusava nos cats e que já está literalmente na m*rda! Porque grande parte do pessoal não interioriza o quão importante é prepararem-se e treinar asério. É um pouco de ignorância e até mete impressão ver esse pessoal.

Já pensei em desistir, ir para outra coisa. Mas vou ficar no parkour o máximo que o meu corpo permitir, seguir o meu caminho, tenho a minha cena. Cada um devia ter a sua. Eu só não dei ouvidos ao meu corpo e insisti em puxar...

Quando voltar ao parkour, perfeito! Mas até lá tenho tempo e não estou preocupado em voltar o mais cedo possível, não venha a ter mais problemas outra vez.. Já aprendi a minha lição e espero terem aprendido alguma coisa com ela igualmente. Porque do meu ponto de vista tenho uma mente e físico consideravelmente "saudável" para um traceur.

Cumpz,
-Mike

7 comentários:

  1. Tu aprendeste uma lição que muitos precisavam muito mais de a aprender que tu próprio...

    Ser jovem, é isso tudo que dizes e faz parte passar por todas essas situações, e o facto de treinares e teres uma visão diferente dos outros da tua geração não invalida de passares por essas mesmas coisas, porque eu sou apologista que se deve passar pelo bom e pela merda, para conseguir distinguir o que é bom do que é merda, e então escolher o caminho a seguir.

    Estão a ser uma merda de férias as tuas, concordo mas estás a levar com o reverso da moeda e isso até nem pode ser assim tão mau como pensas...

    Durante essas experiências que contas das tuas idas à fisio, autocarros etc, tenta retirar alguma coisa dessas situações... Nem que seja meros pensamentos, opiniões... Cultiva-te, às vezes conseguimos retirar conhecimentos muito uteis de experiências que nem imaginamos.

    Desejo-te o melhor caminho possivel, porque tu mereces.

    Um abraço amigo,

    André Dias ;)

    ResponderEliminar
  2. Bem, eu sei do que estás a falar.
    Tive a um passo de ser operado aos meniscos de ambos os joelhos. Dores e mais dores... até andar quase que me fazia chorar, então subir escadas nem te conto... E tu ainda tens fisioterapia... eu tive que andar um ano em que era um mês sim um ês não... de moletas...
    E isto antes de começar a treinar. A fisioterapia é chata, mas vem por bem.

    Engole isso tudo, sê corajoso e forte. O espirito de tracer não é só salto. É ver o obstáculo e estudar a forma de como o ultrupassar.

    Força aí, não estás sozinho.
    Abraço e boa recuperação.

    ResponderEliminar
  3. Bem, eu sei do que estás a falar.
    Tive a um passo de ser operado aos meniscos de ambos os joelhos. Dores e mais dores... até andar quase que me fazia chorar, então subir escadas nem te conto... E tu ainda tens fisioterapia... eu tive que andar um ano em que era um mês sim um ês não... de moletas...
    E isto antes de começar a treinar. A fisioterapia é chata, mas vem por bem.

    Engole isso tudo, sê corajoso e forte. O espirito de tracer não é só salto. É ver o obstáculo e estudar a forma de como o ultrupassar.

    Força aí, não estás sozinho.
    Abraço e boa recuperação.

    ResponderEliminar
  4. eu sei precisamente o que tu sentes, eu tive tendinite cronica nos dois joelhos e sei o que sentes uma dor horrivel, estive parado praticamente 6 anos, sem poder correr, fazer nada, mas superei isso com descanço e muito gelo, nunca treines atraves da dor, é a pior coisa, espero que melhores man

    ResponderEliminar
  5. Bem sinto-me uma estranha aqui. Parkour não é de maneira nenhuma uma área em que me sinta bem falar. Mas como fizes te um comentário simpático no meu blog quero retribuir! ^^
    Penso que todos os teus amigos disseram as coisas certas, apenas precisas de procurar pelo lado positivo dessa experiência mesmo que pareça que não há nenhum.
    E tentar encontrar outras coisas que gostes de fazer. E ires te ocupando com isso enquanto não podes praticar a tua "paixão".
    Boa sorte com isso. ^^

    ResponderEliminar
  6. Miguel,

    Conheço poucas pessoas que gostam do Parkour como tu. E conheço ainda menos pessoas que se empenham nele com a dedicação e o entusiasmo com que tu o fazes. Eu reconheço em ti um tipo de personalidade autotélica muito apta para o tipo de desafios que o Parkour apresenta e é essa personalidade que te vai ajudar a superar este infortúnio. Acho que não te deves penitenciar com as razões pelas quais estás na situação em que estás, julgo que deves aceitá-la e procurar sair dela da melhor forma possível, sem rancor e sem amargura.

    Força, melhores dias virão, tenho a certeza.

    ResponderEliminar
  7. dei agora com a tua nova entrada no blog e estou muito admirado com o que esta acontecer contigo. sei que o tempo passou e nao perdoa. que a vida segue e os caminhos sao diferentes mas no fundo existe sempre um rencontro. qualquer das maneiras deixo o meu feedback. tens 15 anos e estas a passar por dores e problemas que para a tua idade nao deviam aparecer. no entando nao e nada de mais. deves ouvir a opniao dos medicos e fazer a fisioterapia para recuperares e voltares em força. atencao es tu que ouves o teu corpo. tudo vai parece mesmo um salto quase impossivel. vais ver que voltas ao normal! quantas e quantas vezes vi o meu fim e nao comentava com ninguem...

    a minha ultima experiencia parkouresca foi no dito curso dos comandos. acredita nunca sofri tanto na minha vida. treinei e preparei o corpo. acho que ate chegaste a ver as minhas corridas infinitas. acreditas que nas 3 ultimas semanas nao conseguia correr quanto mais andar direito? e as dores no corpo? as dores de costas? a mochila que se ronpia de tanto peso! sei la cheguei a correr com lagrimas nos olhos de tanta a dor. "é ate arrebentar caralho" e acredita para tal tens de fazer muita coisa estupida. o ultimo medico que me viu comentou como era possivel eu conseguir andar. 2 tendinites e uma quase rutura de ligamentos na verilha. hoje no meu dia a dia corro 6kms. se vou passar mal quando for velho? sei la... sei apenas o meu historial de tras. preparei o corpo e o corpo recupera sempre. é certo.

    perdi flexibilidade...
    nao faço mais de 20 braços..
    nao consigo mais que 5 barros ou a dita plache....perdi tudo e deixei de ser quem era...tenho barriga agora, ve la tu... qual pino, so quero e cama.

    lembra do espirito guerreiro, kamikaze! se tiveres de fazer com dor morrias? duvido..
    acredita todos nos temos momentos de fraqueza. tambem tenho os meus...

    existe as frases de ordem, fica com o pensamento de ordem;
    o songuko depois de grandes batalhas ficava todo fodido depois recuperava estava mais forte.

    ResponderEliminar