quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Changing my way (not my view)

"Take your time, it's not a race." - Sébastien Foucan

David Belle - é casado, tem 36 anos cujos 21 anos são dedicados ao atletismo, ginástica, escalada, artes marciais e á prática do parkour, quando desistiu da escola aos 15 anos. Na minha opinião, David Belle é o Bruce Lee do parkour. Graças a este homem pudemos evitar inúmeras lesões que possivelmente tenham passado por ele. Graças a este homem pudemos descobrir uma forma de nos desenvolver com total liberdade. Exacto, graças a este homem conseguimos vivenciar e "tocar" a liberdade, tanto como as consequências de não a sabermos aproveitar da melhor forma.
De certeza que não foi com 3/4 anos de treino que Belle começou a fazer certos saltos que faz hoje em dia.

Ele soube e ainda sabe usufruir da liberdade que lhe foi proporcionada. Agora perguntem-se se também o sabem fazer e olhem á vossa volta. Quantas vezes já viram traceurs "provisórios", tenha sido em vídeo, como com as vossos próprios olhos?

"Então e porquê "provisórios"? Era aqui onde eu queria chegar...

Para quê fazerem cat's de 14 pés com 5 meses de treino? Será só para dizer que o fizeram?
E alguns ainda dizem "tenho de repetir várias vezes, como os outros me disseram para fazer, para ter o movimento controlado."

Grande parte sentesse obrigado a saltar porque o vizinho também saltou, ou porque é o único membro da equipa que ainda não fez o salto. Cada coisa a seu tempo, não há pressas. Mais vale fazer o salto com mais treino e confiança, do que por obrigação, á maluco!
Mas cada um faz o quiser consigo e com seu corpo, não vou restringir ninguém...

A verdade é que 90% dos traceurs em todo o mundo começaram desta maneira, a imitar os outros que veêm nos vídeos. Será uma coisa que se vai aprendendo e desenvolvendo ao longo o tempo, uns mais cedo, tendo possibilidade de mudar. Outros não têm tanta sorte e ficam pelas cadeiras de rodas!

Seja para ter o movimento controlado ou para ficar com o corpo desfigurado mais tarde, a preparação física (principalmente na adolescência) é um factor indispensável para um bom e duradouro traceur. O nosso corpo necessita de se preparar para puder receber da melhor forma os impactos, tem de se tornar forte para não causar futuras lesões desnecessariamente. Afinal "être fort pour être util".

Isto tudo faz parte de nossa autonomia; de sermos responsáveis e saber dizer "não" a um salto que não nos sintamos confortáveis em efectuar naquele momento; de termos consciência das consequências procedentes das nossas decisões...isto vem com o tempo e experiências que temos enquanto praticantes. Nem tudo isto chegou a mim e não tenho pressas em saber tudo sobre tudo agora. Mais vale aprender por si mesmo do que pela boca dos outros, mas com o contrário se diz mais vale aprender com os erros dos outros do que cometer os mesmos.

Inspirado na Academia da Fundação Yamakasi, soube que o 1º ano de treino dos alunos é apenas preparação física, 6 horas, todos os dias. Os alunos inscritos estão proíbidos de fazer saltos, para que mais tarde tenham aquela sensação de que tudo ficou mais pequeno em saltos que nunca pensariam ser possíveis de fazer.
Acredito profundamente que os Yamakasi é que são a verdadeira nova geração e que tão cedo não virá outra.

A minha mudança:
Tão cedo não irei a Jam's e estarei a fazer os meus próprios treinos com quem aparecer, em Telheiras e na Cidade Universitária. Treinos estes não DE parkour, mas sim PARA parkour. Vou tentar exercer o máximo do meu corpo para mais tarde não ter problemas com que me preocupar. Afinal eu não sou mais um míudo de 15 anos a tentar construír o seu caminho e a seguir a sua filosofia!

Tomem conta dos vossos corpos...não abusem!

Bons Treinos e Bom Ano 09'

Cumpz,
-Mike

2 comentários:

  1. Parabens, comecei a treinar com 18 anos e não tinha nem metade da tua cosciencia sobre o que é verdadeiramente e isso valeu-me grandes lesões! Estás sinceremente de parabens.
    Em breve vou voltar a treinar, ams desta vez com muito mais cautela.

    ResponderEliminar